A mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50

Ter uma mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50 é completamente possível. Junto com ela, surge uma nova chance de recomeçar com propósito.

Talvez você tenha chegado até aqui com o coração cheio de perguntas, como: “Ainda dá tempo para mim?” “Será que consigo começar algo novo nessa fase da vida?” Olha, se esse é o seu caso, respire fundo e abra o coração, porque este espaço é todo seu. Aqui, você será acolhida com verdade, encorajamento e fé.

Não chame de fim, o que pode ser o começo

A meia-idade, que é aquela fase entre os 45 e os 65 anos e muitas vezes é vista como o começo do fim. Mas a verdade é que ela pode ser o início de um novo tempo: um tempo de colheita, amadurecimento e recomeço com mais propósito.

Depois de tantas experiências, dores superadas, vitórias conquistadas e lições aprendidas, você carrega dentro de si um tesouro que precisa ser compartilhado com o mundo. E o online torna isso completamente possível. Mas como acreditar?

O ponto de partida é a mente

Tudo começa na sua mente. O segredo da transformação não está do lado de fora, em cursos ou ferramentas milagrosas. Está dentro de você, na forma como você pensa sobre si mesma, sobre seu valor e sobre o futuro que ainda pode construir. Como diz a Palavra: “Transformem-se pela renovação da sua mente.” (Romanos 12:2)

É isso mesmo que você acabou de ler. Quando mudamos a nossa mentalidade, mudamos nossas escolhas, nossas atitudes e, consequentemente, a nossa vida. Este artigo é um convite para você descobrir o poder de uma mente empreendedora. É exatamente aquela que não aceita se acomodar, mas que decide florescer, mesmo depois da meia-idade. Mas como chegar nesse nível? Onde encontrar essa mentalidade?

O que é mentalidade empreendedora que transforma vidas,de verdade

Quando você ouve a palavra empreendedorismo, o que vem à sua mente? Talvez pense logo em abrir um CNPJ, criar uma empresa ou vender produtos. Mas a verdade é que empreender vai muito além disso. É desafiar-se a fazer coisas difíceis que pessoas comuns não fazem, e isso vai muito além do que administrar um empreendimento. É um estilo de vida.

Ter uma mentalidade empreendedora é ter uma atitude positiva diante da vida.

É enxergar oportunidades onde muitos só veem problemas. É levantar todos os dias com disposição para construir algo novo, seja no trabalho, na família, no ministério ou no digital.

Essa mentalidade se manifesta em pessoas que tomam a iniciativa, que enfrentam desafios com coragem, que procuram soluções, em vez de reclamar e que conseguem olhar para o futuro com fé e planejamento. Em suma, é uma mente que vence porque não desiste.

Se você deseja chegar mais longe, não importa a idade que você tenha ou o lugar em que esteja, você pode, e deve, cultivar essa forma de pensar. É ela que te impulsiona a sair do lugar, a aprender o que for preciso e a não desistir diante dos obstáculos.

Ao mudar a forma de pensar, você potencializa seus resultados

Quando trazemos esse pensamento para o mundo digital ou para o seu propósito de vida, ele fica ainda mais poderoso. A mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50, consegue unir sua vivência em um conteúdo que inspira, faz do seu talento uma fonte de renda e da sua história uma missão.

 Entenda que empreender não é só um caminho profissional. É um estilo de vida com propósito.

Você já notou que Deus te criou com dons únicos e com experiências que ninguém mais tem. Quando você assume a responsabilidade de colocar tudo isso em ação, mesmo que comece pequeno, você está empreendendo. Acontece uma multiplicação daquilo que o Senhor colocou em suas mãos.

Escolher esse caminho é também crer que nunca é tarde para recomeçar. Há sempre novidade de vida nos próximos capítulos da sua história.

Por que a meia-idade é o melhor momento para empreender

Você já pensou que empreender aos 50, 60 anos ou até mais, pode ser, na verdade, uma das decisões mais sábias da sua vida? A sociedade costuma enxergar a meia-idade como um tempo de “fim de ciclo”, mas eu quero te mostrar que é exatamente o contrário: é o tempo perfeito para florescer com propósito!

Convido você a caminharmos juntas nessa jornada, onde descobriremos porque esse é o melhor momento e qual a mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50.

 Por causa da sua maturidade emocional e espiritual


Depois de tudo o que você viveu — lutas, vitórias, perdas e recomeços — você desenvolveu uma sensibilidade que só o tempo ensina. Você já sabe o que importa de verdade e já aprendeu a lidar com emoções de forma mais equilibrada. Essas habilidades têm peso de ouro no mundo dos negócios.

Porque você tem menos preocupações com aprovação externa


Aos 20 anos, queremos agradar o mundo. Mas quando passamos dos 50 anos, aprendemos a agradar a Deus e a viver em paz com as nossas escolhas. Essa liberdade emocional que conquistamos ao longo dos anos, nos permite arriscar com mais leveza, sem aquele medo “do que os outros vão pensar” que nos acompanhou durante toda a nossa juventude.

Porque experiência acumulada é igual a diferencial competitivo


Para chegar aos 50 anos, você já passou por tantas fases, já aprendeu a lidar com pessoas diferentes e enfrentou situações complexas. Então, tudo isso virou bagagem valiosa! Entenda que quando empreende nessa fase madura, você não está começando do zero. Pois você começa com tudo o que já viveu, e isso é algo que ninguém pode copiar.

Porque a fé mais firme é igual a confiança no processo


A fé amadurecida não espera por garantias. Ela caminha, mesmo sem ver todo o trajeto. Portanto. empreender é isso: confiar que, com Deus, cada passo te aproxima do propósito. Se Ele colocou o desejo no seu coração, Ele vai te capacitar para cumprir esse desejo e você vai frutificar de forma surpreendente.

 A meia-idade não é o fim da estrada. É o ponto de partida de quem já sabe para onde quer ir — e com quem vai caminhar. Esse discernimento é fundamental para o êxito.

Pense então que e exatamente agora que você está no melhor momento da sua vida para empreender com sabedoria, sensibilidade e ousadia. O mundo precisa da sua voz, da sua experiência, da sua presença!

Crenças que precisam ser substituídas por uma mentalidade empreendedora que transforma vidas

Mudar a forma de pensar é o primeiro passo para mudar a forma de viver. E se você quer ter uma mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50, vai precisar identificar e trocar algumas crenças antigas por verdades libertadoras que vão te impulsionar, e não te paralisar.

Crença X verdade

Crença: “É tarde demais”
Verdade:
Nunca é tarde quando Deus está envolvido.
Quem disse que existe prazo de validade para os sonhos? Se Deus ainda te dá fôlego e propósito, então o tempo é agora! Moisés começou sua missão aos 80 anos. Sara foi mãe depois dos 90 anos. Com Deus, o relógio é diferente: Ele faz florescer no tempo certo.

Crença X verdade

Crença: “Não sei por onde começar”
Verdade:
Comece com o que você tem nas mãos.
Você não precisa de tudo para começar. Precisa apenas dar o primeiro passo com o que já tem — sua experiência, seus dons, sua história são suficientes. Lembra da viúva que só tinha um pouquinho de azeite? Foi dali que Deus operou o milagre (2 Reis 4). Qual é o seu azeite, hoje? Comece com ele.

Crença X verdade

Crença: “E se eu fracassar?”
Verdade:
Errar faz parte do caminho e não do fim.
Fracasso não é o oposto de sucesso, e sim é parte do processo. Cada erro que você comete, lhe ensina, e cada queda lhe fortalece. Não tenha medo de tentar. Com Deus, até os tropeços viram testemunho. O importante é não parar.

Crença X verdade

Crença: “Não sou como as outras pessoas”
Verdade: Você não precisa ser como as outras pessoas. Você só precisa ser você.
Comparações só servem para roubar a sua coragem. O que te torna especial é justamente o que só você tem: sua essência, sua vivência, sua voz. Deus te fez única por um motivo. O mundo não precisa de cópias. Ele precisa de você, exatamente como é.

Renove sua mente com verdades que libertam. Pense como uma empreendedora do Reino: ousada, real, cheia de propósito. Creia que você está pronta e que Deus já plantou tudo que você precisa aí dentro.

5 atitudes para desenvolver uma mentalidade empreendedora que transforma vidas

Você não consegue ter uma mente empreendedora do nada, de uma hora para outra. Ela é cultivada, regada dia após dia, com atitudes simples e intencionais. E a boa notícia é que você pode começar hoje mesmo! Compartilho abaixo, cinco atitudes que vão te ajudar a renovar a sua mente e fortalecer sua caminhada de recomeço:

 Alimente-se de boas referências


Leituras edificantes, vídeos inspiradores e histórias de mulheres como você, que recomeçaram. Tudo isso nutre sua fé e expande a sua visão. Escolha seguir perfis que te levantem, ouça quem te inspira e busque conteúdos que apontem para o propósito, e não para o medo.


Vou te dar uma Dica prática: Faça uma lista de três mulheres que te inspiram e acompanhe de perto o que elas compartilham. Invista seu tempo em quem te ensina a ser aquilo que você deseja ser. Esteja com pessoas que já chegaram no lugar que você quer chegar.

Mude a forma como fala com você mesma


A forma como você se trata em pensamento define muito do que você acredita ser capaz de fazer. Chega de frases como “eu não consigo”, “sou velha demais”, “isso não é pra mim”. Que tal começar a declarar: “Eu estou aprendendo”, “Estou em crescimento”, “Com Deus, eu posso!”.
Provérbios 18:21 nos lembra algo interessante: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte”.

Teste ideias sem medo da crítica


Nem tudo vai sair perfeito, e está tudo bem! O importante é sair do papel e colocar em prática. Comece pequeno, ajuste no caminho e aprenda com os seus erros. Se você for esperar se sentir 100% pronta, talvez nunca comece. A coragem vem depois que você der o primeiro passo.

Rodeie-se de pessoas que te puxem pra cima


A jornada em busca de uma mentalidade empreendedora que transforma vidas pode ser solitária se você estiver cercada de vozes que não acreditam no seu potencial. Então, conecte-se com outras mulheres que também estão recomeçando, participe de comunidades de fé e empreendedorismo. Acredite que ter as pessoas certas ao seu redor faz toda a diferença nos seus resultados.

Ore e peça clareza de propósito


A mente empreendedora que dá frutos é guiada por um propósito claro. E quem melhor para te revelar isso do que o próprio Deus, que te criou com intenções eternas? Ore, escute, escreva o que vier ao coração. A sabedoria do alto vai te guiar no tempo certo.
  Tiago 1:5 diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus… e lhe será concedida.”

A sua mente pode ser transformada. Saiba que com fé, ação e as atitudes certas, você não apenas recomeça, mas você também floresce.

Exemplo bíblico de mentalidade empreendedora que transforma vidas

Se você ainda tem dúvidas de que a Bíblia apoia o empreendedorismo, especialmente entre mulheres, olhe com atenção para o exemplo da mulher virtuosa descrita em Provérbios 31. Ela é o retrato perfeito de uma mente empreendedora que vive com propósito, equilíbrio e fé.

Análise do perfil, das habilidades e da mentalidade da mulher de provérbios 31

Trabalhava com as mãos – “Busca lã e linho, e de bom grado trabalha com as mãos.” (v. 13)
Investia e fazia negócios – “Examina uma propriedade e a adquire; planta uma vinha com o que ganhou.” (v. 16)
Cuidava da casa com sabedoria – “Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.” (v. 27)
Tinha visão e planejamento – “Ela percebe que o seu ganho é bom, e sua lâmpada não se apaga à noite.” (v. 18)
Servia ao próximo com generosidade – “Abre a mão ao pobre; e estende as mãos ao necessitado.” (v. 20)

Essa mulher de provérbios 31 não era uma supermulher inalcançável. Ela era uma mulher como eu e você, que escolheu viver com propósito, estratégia e fé, sem deixar de lado sua família, sua espiritualidade e sua identidade.

Chegou a sua vez

 Você também pode viver essa realidade de ter uma mentalidade empreendedora que transforma vidas
Nunca é tarde para aprender, começar e crescer. O segredo está em alinhar a sua mente com o que Deus diz sobre você. Além disso, use o que tem nas mãos e confie que Ele te capacita a cada passo.

 “Ela está vestida de força e dignidade; sorri sem medo do futuro.”
(Provérbios 31:25)

Você também pode sorrir para o futuro, mesmo, ou especialmente, depois da meia-idade quando você aprendeu que nada como um dia atrás do outro e Deus em todos eles lhe dando força e sabedoria para entender que a vida não é uma corrida de cem metros, mas é uma maratona. Essa jornada exige resiliência, resistência e foco.

Sua mente é o primeiro lugar onde o recomeço acontece e você começa a experimentar uma mentalidade empreendedora que transforma vidas

Se tem algo que precisamos entender com urgência é que a transformação não começa do lado de fora. Ela começa dentro da sua mente.
É o que você acredita sobre si mesma que vai determinar os passos que você vai dar. Por isso, o primeiro grande recomeço que você precisa viver é aí, no seu pensamento, na forma como você se enxerga.
Você não é fraca, não está velha demais, não está atrasada.
Você está exatamente no tempo certo para florescer.

Desafio prático para desenvolver uma mentalidade empreendedora que transforma vidas depois dos 50


Escreva uma nova frase sobre você mesma. Busque algo que reflita essa mulher renovada, pronta para viver o que Deus preparou.
Pode ser algo, por exemplo: “Sou madura, criativa e pronta para viver o meu propósito com coragem.”
Agora, leia essa frase em voz alta todos os dias. Declare com fé. Sua boca tem poder — e sua mente vai começar a acreditar nisso. E lembre-se: “Deus já colocou dentro de você tudo que precisa para recomeçar. Só falta você acreditar nisso.”

Você pode. Você merece.
E o mundo está esperando pela sua voz.

Deixe um comentário